Salmito repercute sobre palestra de Ciro Gomes

Presidente Salmito Filho integra a bancada do PDT na CMFor – Foto: Érica Fonseca.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), utilizando o tempo da liderança partidária nesta terça-feira, 5, destacou palestra realizada pelo dirigente nacional do PDT e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Salmito Filho chamou atenção para a reflexão de Ciro Gomes sobre a economia do país e a problemática da concentração da riqueza do Brasil. “O país possui um sistema financeiro prejudicial ao empreendedor, com um crédito muito caro e juros elevados, e que está segurando o potencial econômico. Além disso, seis famílias detém a riqueza no Brasil, com dois bancos privados”, atentou.

O presidente da Casa do Povo disse que a proposta de Ciro é de fazer uma mudança de paradigma na política econômica do país para priorizar quem trabalha e quem produz. Para isso, Salmito falou que Ciro “diz que não há milagre. Hoje temos reservas cambiais no Brasil que ultrapassam 360 bilhões de dólares, então a segurança internacional é de 200 bilhões de dólares, se nós tirarmos 160 bilhões de dólares, o governo federal pode ofertar, através do BNDES, esse crédito acessível. Então essa fala do Ciro é uma fala com começo, meio e fim. Ele identifica o problema, faz o diagnóstico e mostra como é possível mudar a atual realidade”.

Salmito disse ainda que nenhuma mudança no atual sistema financeiro do Brasil foi feita porque há interesses internacionais, nacionais e locais de quem está acumulando muita riqueza e que o desafio é fazer a ruptura desse pacto que não interessa ao país.

Outro ponto da palestra destacado por Salmito foi no que diz respeito à violência. “Ciro disse que não tem ainda uma fórmula. Ele está ouvindo especialistas, pesquisadores e experiências bem-sucedidas, mas está comprometido a criar uma política pública nacional de segurança”.

Salmito concluiu elogiando a fala do pré-candidadto do PDT e ressaltando a experiência de Ciro como governante e líder, com mais de 30 anos de vida política.

 

Assessoria de Imprensa
Rebeka de Moura
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor