Márcio Cruz lamenta suspensão de portaria que permitia aos enfermeiros fazer diagnósticos e solicitar exames

Márcio Cruz é líder do PSD no Legislativo Municipal – Foto: Érika Fonseca.

O vereador Márcio Cruz (PSD) utilizou seu tempo no pequeno expediente nesta quarta-feira, 11, para lamentar decisão que a Justiça Federal de Brasília tomou em suspender parcialmente a portaria do Ministério da Saúde nº 2.488 de 2011, que permitia aos enfermeiros fazer diagnósticos e solicitar exames. De acordo com o parlamentar, isso impacta negativamente na população mais carente.

Márcio Cruz iniciou sua fala considerando a atual situação como “constrangedora e de corporativismo por parte do Conselho Federal de Medicina”. Ele comentou que a suspensão da portaria agora impede que enfermeiros possam pedir exames básicos, transcrever receitas e acompanhar diabéticos e hipertensos.

“Nos postos de saúde as enfermeiras não estão tendo mais como realizar prevenção, elas estão suspensas de atender diabéticos, hipertensos. A suspensão da portaria prejudicou quem, os enfermeiros ou população? Claro que é população. Isso também mostra a inercia do Conselho Federal de Enfermagem e dos conselhos regionais. Os enfermeiros não se sentem representados pelo Conselho Federal. Fico triste que a população carente do Brasil é quem mais é afetado com a decisão”, lamentou.

Por último, o vereador lamentou também por quase ter tido seu acesso ao IJF barrado pela segurança do Hospital, mas que foi tudo resolvido graças a Superintendente do local. O parlamentar ressaltou que está na lei que qualquer vereador tem acesso livre em qualquer repartição e cobrou mais respeitos aos representantes da população.

“O cidadão não me deu um tratamento adequado e ainda não sabia que vereador tem prerrogativa de visitar qualquer repartição para fiscalizar e até ajudar. Tive que ligar para a superintendente para ter acesso garantido por lei”, concluiu.

Felipe Macedo