Luta contra reforma da Previdência, Dia Internacional da Mulher e eleição da UVC foram os destaques do pequeno expediente desta quarta-feira, 8

Vereador é líder do PDT na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Vereador é líder do PDT na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.Irg

Dia Nacional da Luta contra a reforma da Previdência

O vereador Iraguassú Filho (PDT), na sessão ordinária desta quarta-feira, 8, parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e chamou atenção para o dia Nacional da luta contra a reforma da Previdência. O parlamentar fez um alerta quanto às diferenças salariais e horas trabalhadas entre mulheres e homens, e ponderou que a reforma só aumentará essa distância.

“Em pesquisa recente foi divulgado que as mulheres trabalham 7,5% horas a mais do que os homens devido a dupla jornada, além disso a renda é inferior aos homens. A nossa preocupação é que essa reforma aprofunde ainda maisessa distância, portanto não à redução de direitos sociais e não à discriminação de gêneros.”, destacou. Segundo o vereador está agendado para hoje uma caminhada em protesto à reforma da Previdência, saindo da Av. Desembargador Moreira em direção à Praça Portugal.

Vereador é líder do PPS na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Dia Internacional das Mulheres
O vereador Michel Lins (PPS) destacou a luta das mulheres diante da dupla jornada e apresentou projeto de indicação que cria o Instituto de Capacitação da Mulher Fortalezense. Segundo o parlamentar, a proposta visa dar oportunidade às mulheres de se capacitarem para o mercado de trabalho, através de um curso por aplicativo no celular.

De acordo com o parlamentar, mesmo sendo online, o curso contará com capacitação presencial durante uma ou duas vezes por mês. “Sabemos das dificuldades que as mulheres enfrentam, muitas vezes deixam de se capacitar por não ter onde deixar os seus filhos. Por isso a proposta prevê que as escolas, durante o curso presencial, ofertem atividades para os seus filhos.”, frisou.

Vereador integra a bancada do PRTB na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

O vereador Dr. Porto (PRTB) também parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Dr. Porto afirmou que o Dia da Mulher deveria ser comemorado todos os dias por conta de toda a importância que elas representam na sociedade.

“A grandeza não consiste em receber uma honraria, mas em merecê-la. Se alguém merece honraria, esta é a mulher por tudo que representa. O papel da mulher é imenso na vida da gente. Irmã, esposa, amiga ou mãe, é a grande consoladora e a carinhosa conselheira. Que as mulheres conquistem cada vez mais o seu espaço na sociedade.”, destacou.

Vereadora é vice-líder do PRTB na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Eleição da União dos Vereadores do Ceará

A vereadora Priscila Costa (PRTB) foi à tribuna da Câmara Municipal para anunciar que é a mais nova diretora da União dos Vereadores do Ceará (UVC). A parlamentar informou que no último dia 6, em reunião na sede da UVC, a chapa presidida pelo Vereador César Veras foi aclamada para o biênio 2017/2019, sendo ela eleita para a terceira secretaria do órgão.

“Estamos secretariando e falo com muito ânimo, porque são mulheres ocupando espaços. Mais um espaço ocupado, representando vereadores e vereadoras. Eu me inspiro em mulheres de pensamentos livres, ideias próprias. Em uma geração de mulheres que estão para manifestar a sua bandeira própria”, disse.

A vereadora ainda destacou a criação da Frente Parlamentar pela Vida no Legislativo. Autora do requerimento, Priscila contou que durante a eleição na UVC fez um pronunciamento defendendo a sua maior bandeira: a vida.

“Na oportunidade da eleição eu compartilhei a bandeira que está no meu coração, a bandeira da vida. A Frente Parlamentar pela Vida vem falar da vida que tem sido banalizada. Da vida dos jovens que se perdem pelo uso de drogas. Das vidas ceifadas por conta do suicídio, e principalmente, dos bebês que estão no ventre das suas mães. A Frente é uma iniciativa de mulheres de luta, da mulher brasileira, da sertaneja e da dona de casa. Foram quinze pedidos de vereadoras que defendem a Frente, em diferentes cidades. Saí com o pensamento que estamos no caminho certo, que a mulher é a favor da vida”, finalizou.