Liderança do Governo evidencia o papel da sociedade no descarte correto do lixo na Capital

Vereador Ésio Feitosa integra a bancada do PPL na CMFor – Foto: Genilson de Lima

O líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Ésio Feitosa (PPL), utilizou a tribuna nesta quinta-feira, 20, para destacar as ações do Poder Executivo na gestão de resíduos sólidos na Capital e reforçar o papel da sociedade na solução dos problemas que envolvem a coleta de lixo em Fortaleza. “Este é um assunto que interessa a todos nós, independente de situação e oposição”, destacou.

Ésio Feitosa, tomando como exemplo a coleta domiciliar e a especial realizada na Avenida Leste Oeste, frisou que a problemática dos pontos de lixo passa por um envolvimento da população na questão, e que intensificar os investimentos na coleta especial não resolveria a situação. “Temos a coleta especial com as caçambas, esse serviço passa diariamente, no caso da Leste Oeste, oito vezes por dia, e as rampas de lixo são feitas por moradores logo após a passagem da coleta”, apontou.

“A questão não será melhorada com a intensificação dos serviços”, ponderou. Segundo o parlamentar a problemática passa pelo envolvimento de todos, sejam eles, população, empresas da construção civil, pessoas que tiram do lixo a sua renda, como é o caso dos carroceiros.

O vereador Renan Colares (PDT) evidenciou o papel dos ecopontos na gestão de resíduos da Capital e na melhoria da qualidade de vida da população. “Os ecopontos favorecem a melhoria da qualidade de vida, a saúde pública, além de diminuir os pontos de lixo, com um local para o descarte correto do lixo. É isso que a Prefeitura de Fortaleza está fazendo todos os dias”, destacou o parlamentar, fazendo referência a construção do Ecoponto na Paupina, e mais 20 Ecopontos em 2017.

“É uma questão que precisa ser analisada profundamente, sabemos do dever do Poder Público e a população tem que abraçar essa causa”, evidenciou Ésio Feitosa. O parlamentar falou da atuação da Agência de Fiscalização, que vem desenvolvendo um grande trabalho junto aos grandes geradores de resíduos em Fortaleza. O vereador reforçou o compromisso da gestão em resolver a problemática, debatendo a questão com a cidade.