Iraguassú Filho destaca avanços na área da educação

Vereador é líder do PDT na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Pelo tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 4, o vereador Iraguassú Filho (PDT) destacou os avanços na área da educação através de programas do governo federal e ações implementadas pelo Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Para o parlamentar, a educação é o caminho para o desenvolvimento do país e os avanços devem ser vistos como um incentivo para que o governo amplie os investimentos na área.

“Nós temos o PAIC, que é o Programa de Alfabetização na Idade Certa, e vem tendo resultados espetaculares, com a inserção de jovens e adolescentes no terceiro grau, permitindo o acesso à capacitação profissional. Esse programa, implantado pelo governo do Estado do Ceará em 2007, tem mudado a lógica de uma geração.”, frisou o parlamentar. O programa oferece à gestão municipal formação continuada para os professores da educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental, livros de literatura infantil para as salas de aula e materiais didáticos para professores e alunos.

Segundo Iraguassú, outro programa que vem promovendo melhorias na área da educação é o Programa Mais Educação, de iniciativa do governo federal, que atenderá somente em 2017 cerca de 44 mil alunos. O programa amplia a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Outro programa destacado foi o “Juventude Sem Fronteiras”, de iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, que oferece aos alunos da rede pública de ensino a oportunidade de realizar intercâmbio internacional. “O programa manda vários jovens para um momento de intercâmbio, para conhecimento de outras culturas, outra língua. É uma oportunidade para os jovens da periferia, da educação pública.”, pontuou.

O parlamentar ainda teceu considerações sobre o projeto de educação integral, da Prefeitura de Fortaleza. O projeto tem o objetivo de estabelecer uma metodologia que integra o currículo formal da escola com experiências socioeducativas realizadas pela Rede Cuca. “É uma integração entre a escola municipal e o Cuca, e tem como proposta compreender a cidade como um amplo espaço de educação a partir da constituição de ações formativas de circulação, aprendizagem e convivência.”, frisou.

Além dos programas, o vereador destacou a construção de escolas em tempo integral, da escola bilíngue, entre outras ações do Executivo. “Hoje temos 21 escolas em tempo integral, que atendem em torno de 7 mil alunos. Temos também o Pró-Técnico, que atende 1499 alunos e tem como objeto fortalecer e qualificar o ensino e a aprendizagem dentro de uma proposta de educação integral para os estudantes do 9º ano das escolas municipais de Fortaleza. Como também a inauguração da escola bilíngue, que garante acessibilidade para as pessoas com deficiência e promove a interação socialização entre surdos e ouvintes, e o EJA que atende mais de 5 mil alunos.”, ressaltou.

O vereador destacou os índices do Spaece e ressaltou a importância dos investimentos na educação para o desenvolvimento e a emancipação social. “Precisamos ter mais escolas de tempo integral e continuar avançando. A emancipação social da nossa cidade somente será possível através do investimento na educação. Não podemos nos acomodar, pelo contrário, esses avanços são um estímulo para novos desafios para que Prefeitura de Fortaleza invista cada vez mais na educação. Precisamos ter essa responsabilidade, de fazer com que essas políticas públicas sejam implementadas.”, pontuou.

Liderança Partidária
O vereador Iraguassú Filho utilizou o tempo da Liderança Partidária para destacar a aprovação do relatório da Reforma da Previdência, ontem, por 22 votos a favor e 14 contra, na Câmara dos Deputados. O parlamentar destacou que não houve diálogo com a sociedade e que a medida prejudicará bastante a classe trabalhadora do país.

“Precisamos cada vez mais reforçar nosso posicionamento contrário pois essa reforma não é benéfica para a população e traz perdas irreparáveis para a classe trabalhadora.”, destacou.
Instagram: @cmfoficial
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor/