Instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania da População em Situação de Rua

Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania da População em Situação de Rua – Foto: Érika Fonseca

A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania da População em Situação de Rua foi instalada nesta quarta-feira, 30, em reunião realizada na Sala das Comissões do Legislativo. A vereadora Larissa Gaspar (PPL), autora do requerimento n° 870/17, que solicitou a criação da Frente, foi eleita a presidente; vereador Dr. Porto (PRTB) foi escolhido vice-presidente e o vereador Célio Studart (SD) ficou como relator. Os demais membros são: Salmito Filho (PDT); Iraguassú Filho (PDT); Evaldo Costa (PRB); Guilherme Sampaio (PT); Cláudia Gomes (PTC); Jorge Pinheiro (PSDC) e Marília do Posto (PRP).

A presidente da Frente Parlamentar, vereadora Larissa Gaspar, ressaltou a importância dessa iniciativa para a cidade de Fortaleza e afirmou que o intuito é somar esforços dentro do Legislativo para que seja garantido o direito à cidadania das pessoas em situação de rua.

“O intuito é somar esforços dentro desta Casa para que primeiro, possamos enxergar essas pessoas que são na maioria das vezes invisibilizadas, que sofrem bastante preconceito, descriminalização e conhecer essa realidade social na qual elas estão inseridas”.

Larissa ainda destacou que será pedido uma atualização do senso dessa população para que possa ser conhecida a real situação na qual estas pessoas estão vivendo e para conhecer suas demandas.

“Existe uma pesquisa que foi realizada no passado recente dando conta de cerca de 1.800 pessoas vivendo em situação de rua. Precisamos que a Prefeitura atualize esse senso para a gente saber a real situação na qual essas pessoas estão vivendo, para conhecer suas demandas de perto, porque muitas vezes a gente vai propondo e a Prefeitura vai executando, mas se a agente não ouvir os interessados diretos a gente corre o risco de executar uma politica que não necessariamente é aquilo que eles precisam”, frisou a vereadora.

Conhecer os equipamentos que já existem e que estão prestando assistência a essa população também é o objetivo da Frente.

“Temos que conhecer os equipamentos já existentes a fim de que a gente possa conjuntamente está propondo iniciativas que venham favorecer um tratamento cada vez mais digno, respeitoso e construir alternativas para encaminhar essas pessoas pro mercado de trabalho, garantir o atendimento psicossocial que é importante. Vamos entrar em contato com os movimentos de pessoas em situação de rua para marcar uma agenda com toda a Frente e aí conjuntamente vamos propor estratégias que venham a melhorar a realidade de vida dessas pessoas”, destacou Larissa.

Assessoria de Imprensa
Silmara Cavalcante
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/