Guilherme destaca instalação solene da Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor

Guilherme Sampaio é líder do PT na Câmara Municipal – Foto: Érika Fonseca.

Ao fazer uso do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 6, o vereador Guilherme Sampaio (PT) destacou a instalação solene da Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor da Câmara Municipal de Fortaleza, que aconteceu hoje pela manhã, na Universidade de Fortaleza.

“Nós chegamos agora há pouco do Centro da Universidade de Fortaleza onde houve a instalação solene da Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor. Essa pauta que assume cada vez mais protagonismo através da participação direta da sociedade organizada pelas instituições. Sabemos que ao longo dos últimos anos ela subiu vertiginosamente e é consolidada nas mais diversas áreas de políticas públicas.”, destacou.

No campo da saúde, Guilherme citou como exemplo a participação da Santa Casa e das organizações que atuam com pessoas com deficiência, além de outras instituições que celebram parcerias com as secretarias de saúde do município e do Estado. “Temos ainda quase 80 entidades que dirigem creches comunitárias em participação com a prefeitura. Então a participação do terceiro setor contribui para democratizar as ações do Estado e trazer mais eficiência para as políticas públicas portanto elas não podem ser tratadas como secundárias.

Segundo o vereador, a Frente Parlamentar vai atuar justamente na interlocução das organizações com o Poder Público e na atualização da legislação a fim de fortalecer e facilitar as parcerias com a sociedade organizada. “A Frente terá como finalidade cooperar com a interlocução e articulação institucional das organizações da sociedade civil com o poder público, modernizar a legislação relativa às parcerias entre o estado e sociedade e contribuir para a qualificação de agentes do poder público e da sociedade com vistas ao aperfeiçoamento destas parcerias e a sustentabilidade das organizações da sociedade civil.”,frisou.

Participaram da solenidade os vereadores Iraguassú Filho (PDT), Dr. Porto (PRTB) e a Vice-Presidente da Frente, vereadora Larissa Gaspar (PPL). Segundo o vereador Guilherme, que preside a Frente, também compõem a Frente, os vereadores Michel Lins (PPS), Acrísio Sena (PT) e Eliana Gomes (PCdoB).

Liderança da Oposição

O vereador Guilherme Sampaio (PT) também utilizou o tempo da Liderança da Oposição e manifestou o seu posicionamento contrário a uma possível aliança com o senador Eunício Oliveira (PMDB) para as eleições 2018. De acordo com o parlamentar, o Partido dos Trabalhadores não abre mão de lançar seu candidato próprio ao Senado.

“Quanto ao meu posicionamento penso que a tarefa principal do campo progressista se resume a denunciar e resistir ao golpe parlamentar feito no Brasil. É nessa diretriz que me posiciono pois o senador Eunício foi um líder do golpe e parte de articulação política. Ele votou a favor da Reforma Trabalhista, defende a Reforma da Previdência, e defendeu Temer. Então entrar nessa é assinar uma aliança com quem é golpista, e o partido não vai endossar isso.”, ressaltou.

O parlamentar também teceu considerações sobre o diálogo do governador Camilo Santana (PT) com o senador Eunício Oliveira (PMDB). “Camilo foi eleito para governar o Estado do Ceará e tem a obrigação moral e a responsabilidade de articular com o Congresso Nacional para buscar recursos para o Estado. Ele está certo de dialogar. Agora o que a Oposição precisa fazer é apresentar um projeto político para o Ceará e não ficar especulando uma possível aliança do governador Camilo com o Eunício.”, frisou.

Facebook: http://www.facebook.com/cmfor