Gardel apresenta projetos que visam melhorar eficácia do atendimento na rede pública de saúde

Vereador é líder do PPL na Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Pelo tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 30, o vereador Gardel Rolim (PPL) destacou os projetos de indicação 255/2017 e 269/2017, ambos de sua autoria, que visam melhorar a eficácia do atendimento na rede pública de saúde, através de um sistema de informatização tecnológico. As matérias encontram-se na Comissão de Legislação aguardando serem apreciadas.

“Colaborando com a saúde pública do nosso município estamos trazendo hoje à Câmara, ideias para a área através de projetos de indicação, que foram fruto de muito diálogo e vão ajudar no avanço da saúde. Temos projetos voltados para a tecnologia da informação que vão gerar otimização no atendimento.”, frisou.

O projeto de indicação 255/2016, dispõe sobre a integração dos sistemas de prontuário eletrônico dos equipamentos de saúde do município. “Teremos um grande banco de dados com todos os usuários do sistema único de saúde de Fortaleza. Isso aumentará o potencial de auditoria do serviço de saúde, além de otimizar os espaços destinados a esses prontuários. Hoje por lei, as unidades são obrigadas a guardar os prontuários por 20 anos, e como não há um sistema eletrônico, esses documentos ocupam grande espaço nas unidades.”, destacou.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa também significa uma redução de gastos e uma maior eficácia no atendimento e tratamento do paciente. “Com essa medida vamos aumentar a taxa de acerto dos tratamentos e reduzir gastos, pois vamos diminuir a duplicidade de exames e medicamentos. Um cidadão vai hoje num posto, com dor e o médico passa exame de sangue e algum remédio. Se na semana seguinte, ele continuar com dores e procurar uma UPA, o médico também passará exame de sangue e algum medicamento. O sistema de prontuários, permitirá ao médico o acesso ai resultados dos exames e todo o histórico do paciente, não sendo necessário portanto passar outro exame.”, frisou.

Já o projeto de indicação 269/2017, dispõe sobre a publicização, no portal eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, das listas de espera de exames, consultas especializadas e demais procedimentos da rede municipal de saúde. “Essa medida aumenta a transparência, pois o usuário poderá acompanhar o andamento da fila, e não precisará se deslocar constantemente a unidade de saúde para saber quando receberá o atendimento solicitado.”, ressaltou.

O vereador Gardel ainda apresentou seu projeto de indicação, 287/2017, que dispõe sobre a criação do programa “Posto na Praça”, em Fortaleza. O programa permitirá a adoção de uma praça por uma Unidade Básica de Saúde, onde deverá promover ações com periodicidade preestabelecida, de preferência através da criação e divulgação de um cronograma anual. As atividades deverão priorizar a prevenção à saúde, através de medidas educativas que objetivem a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos, como exercícios coletivos, orientações alimentares, contenção do estresse, orientações sobre o não uso de drogas lícitas e ilícitas.

“É a presença da população e da prefeitura nos espaços públicos, através de terapias de grupo, de oficinas sobre uso correto dos equipamentos de ginástica, além de ações preventivas de saúde. Vamos estreitar a relação com a população de Fortaleza e ocupar as ruas e os espaços públicos.”, finalizou.

Facebook: http://www.facebook.com/cmfor