CMFor concede título de cidadão de Fortaleza a Paulino Rocha (in memoriam)

Radialista e ex-deputado Estadual Paulino Rocha - Foto de divulgação

Radialista e ex-deputado Estadual Paulino Rocha – Foto de divulgação

O radialista e ex-deputado estadual José Paulino de Aguiar Rocha recebe, in memoriam, o Título de Cidadão de Fortaleza, em uma sessão solene que acontece, na próxima segunda-feira, 09, na Câmara Municipal. A solenidade, proposta pela Mesa Diretora, ocorre no plenário Fausto Arruda e tem início previsto para às 19h30min.

Natural da Serra da Merouca, Paulino Rocha nasceu em 08 de dezembro de 1933. Um dos 7 filhos do casal Francisco Cavalcante Rocha e Maria Luzanira Aguiar Rocha, Paulino estudou nos colégios São Luiz e Cearense, em Fortaleza, além de estudar, por um ano, em Curitiba. Foi casado com Valdenia de Sousa Rocha, com quem teve três filhos, Cláudia, Paulino Filho e Karine, além da atual vereadora Toinha Rocha (PSOL), fruto de outro relacionamento.

Embora tenha sido funcionário público estadual lotado no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o homenageado ganhou notoriedade no rádio cearense, onde iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, nos Diários Associados.

Ao longo de sua trajetória na radiodifusão, pertenceu ao elenco das emissoras Verdes Mares, Dragão do Mar e Assunção, sempre ligado ao setor esportivo, onde chegou a ser, por anos consecutivos, o “comentarista esportivo campeão de audiência do rádio cearense”, conseguindo alcançar os maiores índices de audiência de sua área, em todo o país, conforme pesquisa do IBOPE.

Paulino Rocha também atuou, a partir dos anos 70, na TV Verdes Mares, onde continuou sua brilhante trajetória, chefiando a equipe esportiva das emissoras de rádio e TV do Grupo Edson Queiroz. Como jornalista, assinava uma coluna no periódico Tribuna do Ceará. Sendo uma das principais figuras do esporte cearense, batalhou pela construção do estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão.

Devido seu destaque na comunicação cearense, recebeu convites para ingressas na política. Engajado no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), hoje PMDB, concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa durante o pleito de 1974. Foi, à época, o candidato com maior votação ao cargo. Destacou-se na atuação parlamentar sendo consagrado como deputado do ano, pelo Comitê de Imprensa da Assembleia.

Atuando na causa popular, Paulino Rocha defendia, com ênfase, as população carentes, centrando sua atuação parlamentar no trabalho de valorização dos bairros menos aquinhoados de Fortaleza e seus habitantes, além, naturalmente, da defesa do esporte como instrumento de educação e lazer. Em 1978 concorreu novamente ao cargo de Deputado Estadual, sendo reeleito com expressiva votação. Porém, não concluiu este mandato devido a sérios problemas de saúde, que o levaram a morte. José Paulino de Aguiar Rocha faleceu em 06 de abril de 1979, aos 46 anos, de câncer pulmonar.