Cláudia Gomes destaca realização do 1º Seminário de Políticas Públicas sobre o Bem-estar Animal

Vereadora é 3ª secretária na Câmara Municipal. Foto: Érika Fonseca.

Ao fazer uso do Grande Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 29, a vereadora Cláudia Gomes (PTC) destacou a importância do debate que aconteceu ontem na Câmara Municipal durante o 1° Seminário de Políticas Públicas sobre o Bem-Estar Animal, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE). Segundo a parlamentar, o objetivo agora, é traçar estratégias efetivas para a política de proteção e bem-estar animal de Fortaleza.

“Gostaria de destacar o primeiro Seminário que ocorreu ontem pela manhã, onde tivemos a presença da Dra. Adriana Vieira, palestrante de São Paulo, que falou sobre a gestão de políticas na causa animal, daquilo que deu certo. O objetivo foi, que a partir da troca de experiências, pudéssemos traçar estratégias para que a Coordenadoria possa trabalhar de forma correta e efetiva, aplicando bem o recurso público.”, frisou.

A parlamentar destacou a importância do Seminário que possibilitou a troca de experiências com outras cidades “O Seminário foi bem positivo, pois contamos com a presença de palestrantes e órgãos competentes de outras cidades que discutiram políticas voltadas para a proteção e bem-estar animal, sobre o que deu certo e também o que não funcionou. Com esse intercâmbio queremos evitar partir do zero, e fazendo isso podemos evitar ao máximo o desperdício de dinheiro público e de tempo das pessoas que estão trabalhando em benefício da causa animal.”, relatou.

Segundo a vereadora foi formado uma Comissão com representantes de diversos órgãos relacionados à causa animal como SEUMA, Secretaria de Saúde, Conselho de Medicina Veterinária, UECE, UFC, Centro de Controle de Zoonoses e demais entidades, a fim de aprofundar o debate e traçar o planejamento das políticas que serão desenvolvidas pela Coordenadoria de Bem Estar e Proteção Animal. “Todos os projetos são importantes para que a gente trace um planejamento bem-feito. Vamos discutir os nove pilares a fim de combater os problemas e aprofundar o estudo na área.”, frisou.

Cláudia informou ainda que foram doados quase 500 kg de ração, arrecadados no Seminário para cinco abrigos. “Nós pudemos ajudar de forma emergencial e efetiva cinco abrigos da cidade que cuidam dos animais. Queremos fazer outro Seminário e convidar a todos para participar dessa causa, que é também de saúde pública.”, frisou.

A parlamentar ainda citou o requerimento de sua autoria nº 2810/2017, que requer a celebração de convênio e/ou parceria entre a Prefeitura e Municipal de Fortaleza e o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso da FAVET/UECE. Conforme justificativa da proposição, o objetivo é melhorar a prestação de serviços do hospital, tendo em vista sua importância para a população de Fortaleza e para a saúde dos animais. A matéria foi aprovada hoje na Câmara.

Facebook: http://www.facebook.com/cmfor