Cláudia Gomes apresenta projetos que visam dar proteção aos animais

Vereadora é a 2º secretária da Câmara Municipal. Foto: Genilson Lima.

Pelo tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 27, a vereadora Cláudia Gomes (PTC) apresentou os Projetos de Lei 16/2016 e 12/2017, ambos de sua autoria, que visam a proteção e o bem-estar dos animais. Segundo a parlamentar, é constante o número de denúncias de maus tratos de animais por funcionários de pet shops, em alguns caso ocasionando lesões durante a tosa.

O PL 16/2016 dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de circuito interno de filmagem em estabelecimentos comerciais especializados em produtos e serviços para animais de estimação, denominados pet shops. “Quando o dono deixa seu animal de estimação para realizar algum serviço nos pet shops, é esperado que o mesmo seja bem tratado e devidamente cuidado. No entanto, infelizmente, muitas vezes os animais sofrem maus tratos por parte dos funcionários. Dessa forma, a filmagem dará segurança aos clientes de que seu animal está sendo bem tratado, pois ele terá acesso às imagens do serviço que está sendo realizado.”, ressaltou. A matéria está na Comissão do Consumidor aguardando o presidente designar o relator.

Já o PL 12/2017 dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de comprovante da capacitação profissional de tosador banhista nos pet shops localizados no município de Fortaleza. “Toda semana recebo denúncias de pessoas que tem seus animais lesados em pet shops. O motivo é exatamente a falta de capacitação desses profissionais que fazem a tosa dos animais. Portanto a nossa iniciativa tem por objetivo garantir a saúde, a segurança e o tratamento adequado dos animais que são submetidos a banho ou tosa nos pet shops de Fortaleza.”, ressaltou.

A parlamentar pediu o apoio dos pares na apreciação das matérias e destacou a importância dos projetos. “Temos que assegurar o tratamento adequado e respeitoso aos animais. Por isso peço o apoio dos pares e aqui também queremos fazer um seminário para que possamos debater e conhecer os projetos que dispõem sobre a proteção dos animais.”, frisou. Cláudia Gomes também apresentou uma cartilha elaborada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A vereadora também apresentou reivindicação da população do Lagamar e solicitou providências do Executivo. “Na inauguração da passarela foi dito que as motos poderiam transitar, e agora que as motos estão passando por lá estão sendo multadas. Então solicito que a Prefeitura tome alguma providência e espero que a AMC possa esclarecer aos moradores e resolver a situação.”, frisou.

Instagram: @cmfoficial
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor/