Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 9 anos da Rádio Shalom 690 AM

Solenidade evidenciou a atuação da Rádio Shalom em Fortaleza – Foto: André Lima

A Câmara realizou nesta terça-feira (10) Sessão Solene em comemoração aos 9 anos da Rádio Shalom 690 AM (Rádio Dragão do Mar). A homenagem foi proposta através do requerimento  nº 168/2017  de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A solenidade contou com a presença do vereador Frota Cavalcante (Podemos); o deputado estadual Walter Cavalcante (PP);  Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Católica Shalom; Padre Silvio Scopel, assistente local da Comunidade Católica Shalom; Padre Antônio Furtado, diretor da Rádio Shalom 690 (Dragão do Mar); e Pedro Davi Romcy, coordenador geral da Rádio Shalom.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro disse que além de homenagear a Rádio a sessão homenagearia pessoas que trabalharam em prol do meio de comunicação.  “Além de noticiar a realidade atual, nos informa sobre coisas boas que acontecem, que infelizmente a mídia deixou de anunciar. Essa Rádio tem divulgado muitas informações que tem me levado a querer ser um homem melhor. Precisamos fazer a diferença do mundo, precisamos semear a paz e trabalhar para transformar Fortaleza na cidade da paz. Agradeço a todos que fazem parte da Rádio e por fim, peço que no final renovemos nosso compromisso com a paz”, pontuou o parlamentar.

O coordenador geral da Rádio, Pedro Davi Romcy, agradecendo o reconhecimento do Legislativo, lembrou o inicio da emissora que em 25 de março de 1958, com 25 kg de potência, foi inaugurada a rádio Dragão do Mar. “Em várias décadas, a rádio esteve nos momentos mais importantes do nosso Estado, como na inauguração do Açude Orós, quando fez a transmissão ao vivo. Em 1º outubro 2008 passou para o controle da comunidade católica Shalom. Desde então passou a evangelizar e levar programas formadores de opiniões, com reportagens e entretenimento, levando uma verdadeira conscientização através da valorização da vida”, frisou.

Ele destaca que a rádio alcança a todos os níveis de classe social e faixas etárias, desde o público infantil até pessoas da terceira idade. A maioria do público é do sexo feminino 68% e 32% masculino. “É vice-líder de audiência entre as rádios AM em Fortaleza, absoluta entre 11 da manhã as 8 da noite. Tem um dos mais modernos estúdios de rádios do Brasil e  trabalha na divulgação de eventos como o Halleluya, Caminhada com Maria, Renascer, Festa da Misericórdia, Festa dos Arcanjos, Creio na Vida Eterna, dentre outros. Além disso, são realizadas coberturas jornalísticas em diversos eventos. A Rádio alcança 207 municípios do Nordeste, além do Ceará, chega ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e a noite é sintonizada em Sergipe. Foi a primeira a dispor gratuitamente aplicativos para Iphone e Androide. A Rádio tem 24 funcionários, 12 voluntários e colaboradores”.

A solenidade prestigiou ainda ouvintes e profissionais da emissora, que relataram a sua relação com a Rádio Shalom. “Quando cheguei na rádio em 1998 observei que todos não temiam desafios. Jamais presenciei tristeza e desânimo mesmo quando obstáculos surgiam, do contrário, o ânimo e o bom humor quebravam a resistência”, destacou Elias Vieira dos Santos.

Para Berenice de Abreu a experiência com a Rádio Shalom foi algo inesquecível. “Amo a Rádio Shalom, pois foi através dela que conheci Deus. Há 16 anos, quando cheguei em casa chateada da vida pensei em fazer um ato extremo. Ao ligar a rádio ele estava sintonizado na Shalom e o rádio, por sinal, estava quebrado. Estava sendo transmitido o terço da misericórdia, com a Fátima Leite. Ela passou a dar a palavra de revelação do que eu estava passando e a cada indagação que eu fazia, ela respondia como se fosse para mim”, declarou a ouvinte.

O vereador Frota Cavalcante, que também acompanha a trajetória da Rádio Shalom, destacou a dupla jornada da emissora: comunicar e evangelizar. “Já tenho alguns dias no Parlamento, e você vereador Jorge Pinheiro trouxe a juventude para esse parlamento. A Rádio trabalha sem sofisma e sem fantasia e isso a diferencia de rádios comerciais, que precisam de audiência. Temos o compromisso de defender o cristianismo, como meta principal. Venho de uma família de católicos, irmão do deputado Walter. Dias atrás fomos pegos de surpresa. Ele fez um exame, e encontrou um aneurisma e graças a Deus tivemos a dádiva divina de termos esse diagnóstico e ele pode sarar após operações, fruto da fé que ele tem”, concluiu.

Já o Padre Ricardo Scopel disse ser uma grande alegria a homenagem realizada pela Câmara. “Quisera eu passar mais tempo citando pessoa por pessoa que faz parte da família Shalom  e mais precisamente a Rádio Shalom AM. Ela é feita pela graça de Deus, mas que passa por corações apaixonados que dão a vida sem medir esforços, porque amam a arte de comunicar a serviço do evangelho, para tornar a pessoa de Jesus mais amada. Aqui há profissionais na área de comunicação que colocaram seu conhecimento a serviço de Jesus. Há missionários que aprenderam a função de comunicador e há pessoas que simplesmente amam a comunicação, mesmo sem ter nunca estudado, querem fazer o evangelho mais conhecido”, reforçou.

Em alusão aos 9 anos da Rádio Shalom AM foi entregue uma placa comemorativa ao padre Antônio Furtado, e certificados pelo trabalho prestado à Rádio para as seguintes personalidades: Maria Emmir Oquendo Nogueira; Padre Silvio Scopel; Padre Antônio Furtado Sobrinho; João Bosco Gomes Viana; José Soares; Cândido Couto Filho; Pedro Davi Romcy; Luíza Maria Façanha Sampaio; Tiago Fontenele Mesquita; Berenice dos Santos; Francisco de Oliveira Rocha Júnior e Lucas Alves de Araújo.

“Quando estávamos na manifestação contra o aborto no fim de semana passada, eu disse ao vereador Jorge Pinheiro, que o gigante acordou. E acordou há 9 anos, onde ao lado do João Bosco e de outras pessoas trabalhamos inicialmente com horário arrendado na Rádio Assunção, até termos nossa própria emissora. Dragão é do bem pois lutou contra a escravidão. A Rádio Shalom existe para dar todos os dias uma boa notícia”, destacou padre Antônio Furtado em agradecimento pela homenagem a Rádio Shalom.

“Os pobres são evangelizados, a rádio é o instrumento que leva onde estão os mais carentes e necessitados uma palavra. Deus utiliza da rádio para tocar o coração dos homens. Eu louvo o senhor por estar à frente da rádio há 9 anos. Ela não pertence a grupos políticos, mas conta com pessoas que querem auxiliar. Obrigado ao vereador e a Câmara, porque tivemos oportunidade de mostrar que temos em Fortaleza uma rádio que trabalha 24 horas para mudar a realidade. Todos vocês fazem parte dessa muralha que é contra toda a política contra a vida. Obrigado pela homenagem”, finalizou padre Antônio Furtado.

 

Assessoria de Imprensa
Marcelo Raulino
Fone: +55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: http://www.facebook.com/cmfor