Câmara Municipal de Fortaleza realiza solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Maracatu

Vereador Iraguassú Filho (PDT) comandou a solenidade – Foto: Genilson Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, 24, uma sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Maracatu. A autoria e a presidência da solenidade foi do vereador Iraguassu Filho (PDT). O evento contou com a presença de diversas agremiações de maracatu e da Corte Momina.

Iraguassu Filho explicou que o Dia Municipal do Maracatu é comemorado oficialmente no dia 25 de Março, data que também marca a libertação dos escravos do Ceará. O parlamentar agradeceu a presença de todos os presentes na solenidade e afirmou que é sempre importante evidenciar e fortalecer a cultura popular.

“O carnaval de rua de Fortaleza cresceu muito nos últimos anos. O maracatu, que é expressão da cultura cearense, cresceu junto. Estamos aqui para homenagear e evidenciar a nossa cultura. O Maracatu se confunde com a história do povo brasileiro e nos proporciona alegria, fé e emoção. O Maracatu é belo e todos se apaixonam quando conhecem”, afirmou.

O parlamentar comentou que, enquanto para a grande maioria da população o carnaval e o maracatu acontecem em poucos dias, quem vive dentro do maracatu trabalha o ano inteiro, o que proporciona uma diversidade econômica dentro do município. “São centenas de pessoas que trabalham o ano todo para concretizar e colocar na rua esse projeto de cidadania e devoção a cultura que é o maracatu. Salve o maracatu do Ceará e os guerreiros que fazem o maracatu de Fortaleza”, ressaltou.

Em seguida, houve a entrega do certificado em alusão ao Dia Municipal do Maracatu, como reconhecimento de uma das expressões culturais mais marcantes da cultura cearense. Diversas associações culturais de maracatu, entre as quais o Rei Zumbi, Nação Palmares, Vozes da África e Filhos de Iemanja receberam o certificado. O ex-vereador de Fortaleza, Iraguassu Teixeira, também recebeu o certificado pelo trabalho realizado em prol do maracatu quando vereador de Fortaleza.

Após a entrega dos certificados foi realizado no plenário uma apresentação conduzida pela dançarina Regina Santiago ao som de Pavão Misterioso. Representando todas as associações culturais de maracatu, José Arnaud Silveira, presidente da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará, fez o discurso de agradecimento, afirmando que, embora o maracatu venha crescendo a cada ano, é necessário cada vez mais investir na cultura.

“Cultura é o meio mais rápido de tirar o pobre da violência. Que sempre possamos fazer um movimento cada vez melhor em prol do nosso carnaval, da nossa cultura. Não apenas do maracatu, mas todos aqueles movimentos que estão inseridos na cultura”, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/