Câmara Municipal de Fortaleza realiza I ComuniCâmara

I ComuniCâmara. – Foto: Genilson de Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, 19, o primeiro seminário ComuniCâmara, com a intenção de promover uma interação entre assessores parlamentares e os jornalistas que fazem a comunicação institucional da CMFor. No seminário foi apresentado o funcionamento de cada área da comunicação da Casa como a Agência, Rádio e TV, e em seguida foram realizadas duas palestras, uma sobre Marketing Político e a outra sobre Assessoria 2.0.

O diretor geral da Câmara Municipal de Fortaleza, Robson Loureiro, foi quem realizou a abertura do seminário e disse que mais eventos como esse serão oferecidos pela CMFor com o intuito de capacitar quem trabalha na Casa do Povo, não apenas na parte da comunicação, mas também em outras áreas, citando o setor  legislativo e jurídico.

“Existe um projeto de capacitação continuada até o próximo ano em outras áreas como a legislativa e jurídica. A ideia é que a CMFor se torne um centro de formação e discussão para melhorias do trabalho, para que o Poder Legislativo possa estar em progresso. O objetivo é ajudar e aperfeiçoar os setores da Casa”, afirmou.

Em seguida, o coordenador de Comunicação da CMFor, Nicolau Araújo, ressaltou a importância do I ComuniCâmara, algo que nunca tinha acontecido antes na história da Casa e disse esperar que as próximas legislaturas também tenham avanços nessa área. Logo depois, ele parabenizou todos os assessores parlamentares pelo bom serviço que tem feito, especialmente na grande mídia.

“É a primeira vez que vejo uma movimentação tão grande nas redações, os editores sempre me falam que o assessor de um vereador ou outro esteve lá apresentando o trabalho do seu assessorado e isso é muito bom e importante. Quanto mais tivermos essa atitude, melhor para a imagem do vereador e da Câmara”, explicou.

Nicolau ressaltou que todos os meios de comunicação da CMFor estão disponíveis para que o vereador apresente o trabalho legislativo que está fazendo em seu mandato, e que cada vez mais vereadores têm procurado os veículos internos da Câmara para apresentar as ações que vem realizando.

“Estamos focado no papel do parlamentar e a contribuição deles para a sociedade. Eu utilizo transporte público e o que se houve nos ônibus e terminais é essa mudança que aconteceu na Câmara, dos próprios vereadores, de pouco tempo para agora. Não é só nosso mérito, mas dos assessores que contribuem demais para isso. É um trabalho responsável, profissional e as redações estão reconhecendo isso”, afirmou.

O coordenador de Comunicação apresentou a atuação da Agência Fortaleza da CMFor e as mídias sociais. Nicolau explicou que a Agência acompanha as atividades realizadas na Casa, como audiências públicas, solenidades, sessões plenárias e reuniões de comissões, além de promover a divulgação dos assuntos de interesse administrativos da Câmara.

A Agência Fortaleza também providencia e supervisiona a elaboração de material informativo de interesse da Mesa Diretora da Câmara, em observância aos princípios da publicidade e transparência. Além disso, é a Agência que alimenta os canais de comunicação online da Câmara Municipal de Fortaleza, como Facebook, Twitter, Instagram com informações, textos, vídeos, imagens e campanhas educativas. A Agência Fortaleza também é responsável pelo informativo impresso Câmara Notícias, que reúne as principais notícias legislativas que aconteceu durante o mês que passou.

Em seguida, o jornalista e diretor geral da TV Fortaleza, Demóstenes Batalha, apresentou o funcionamento da TV, explicando que a TV Fortaleza funciona há 13 anos e que recentemente passou por uma reestruturação na sua grade de programação e também sua na infraestrutura física, transmitindo o parlamento com maior transparência.

Batalha comentou que a TV faz a cobertura completa do parlamento municipal, tendo como prioridades em sua grade as sessões plenárias, audiências públicas e sessões solenes. A TV capta as falas, os projetos e o trabalho legislativo dos 43 vereadores e os transformam em matérias jornalísticas, ou convidam os parlamentares para participarem dos programas desenvolvidos pelos próprios jornalistas da TV Fortaleza. Cerca de 13 programas são produzidos na TV Fortaleza, funciona 24h por dia e futuramente um intérprete de Libras será implementado na grade da programação.

Por último, o jornalista e diretor da Rádio Fortaleza FM, André Capiberibe apresentou o funcionamento da rádio. André afirmou que atualmente a rádio possui 10 programas produzidos pelos jornalistas, e que a rádio reproduz integralmente todas as sessões ordinárias. André comentou que a rádio nasceu no primeiro mandato de Presidente do vereador Salmito Filho (PDT) na CMFor em 2009, e que de lá pra cá, muitas mudanças positivas aconteceram.

“Era desejo do Salmito ter uma emissora de rádio transmitindo ao vivo e sem cortes as sessões ordinárias. Foi uma novidade, uma grande novidade, foi a primeira Câmara do país a fazer transmissão ao vivo. A recomendação da Mesa Diretora era e ainda continua a ser de total transparência e respeito às opiniões contrárias. Salmito gosta sempre de ressaltar isso e é assim que acontece, ou deve acontecer nas casas legislativas. Cada político tem seu posicionamento ideológico e é preciso ter respeito as opiniões contraditórias”, comentou.

Capibaribe destacou que a partir de Junho haverão mudanças para melhor na tecnologia dos equipamentos da rádio e a potência do som e do sinal da emissora. “Em Junho vamos ter não só um, mas dois estúdios móveis que já estão em andamento e vamos estar por toda essa Fortaleza, levando nosso corpo funcional da emissora e possibilitando emissora ao vivo com a comunidade. Possibilitando que pessoas conheçam ainda mais a emissora da Radio Fortaleza FM, mas principalmente o que aconteceu na Casa Legislativa”, afirmou.

O vereador Gardel Rolim (PPL) também esteve presente no Seminário e ressaltou a importância da comunicação para o mandato de um vereador. “Temos que prestar conta com a população, e para isso é necessário comunicação, não há como fazer mandato se não se comunica”, comentou.

Gardel ressaltou que é por conta da comunicação, tanto por parte dos seus assessores como por parte da comunicação interna da Câmara, é que a população tem conhecido cada vez mais o trabalho que vem desempenhando como vereador. ”É importante avançarmos e melhorarmos cada vez mais como nos comunicamos, e fico feliz de ver que há todo esse planejamento para os próximos semestres. Parabéns a toda a diretoria e também ao Presidente Salmito pela inovação”, destacou.

Depois da apresentação dos meios de comunicação da CMFor, duas palestras foram ministradas, uma de Marketing Político com o palestrante Leurinbergue Lima e outra palestra sobre Assessoria 2.0 com o palestrante Paulo Júlio Pinheiro.

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